09/07/08

ACEITA VOAR




Rui Damaso (2449) - Paulo Dias (2440)
Nacional de Mestres 2008 - Hotel ASLisboa (1.4), 2008

1.Nf3 Nf6 2.c4 e6 3.d4 b6 4.g3 Ba6 5.Qb3 Bb7 6.Nc3 d5 7.cxd5 exd5 8.Bg2 Be7
9.0-0 0-0 10.Ne5 c6 11.Bg5 Na6 12.Rad1 h6 13.Bxf6 Bxf6 14.e4 ! Bxe5 15.dxe5 d4
16.e6 Nc5 17.exf7+ Rxf7 18.Qc2 Ba6;

[ 18...Qf6 19.b4 Na6 20.b5 Nb4 21.Qb3 dxc3 22.Rd7, com vantagem das brancas ]

19.Ne2 !;

[ 19.Rfe1 Nd3 20.Rxd3 Bxd3 21.Qxd3 dxc3 22.Qxc3 Qf6 23.Qxf6 Rxf6 24.e5 Re6 25.f4 = ]

19...d3;

[ 19...Rd7 20.Qd2 Qe8 21.e5 Qxe5 22.Bxc6 Qxe2 23.Bxa8 Qxd2 24.Rxd2 Bxf1 25.Kxf1 = ]

20.Qd2 Qe8 21.Nc3 Rd8 22.f4 Bc8 23.b4 Nb7 24.Qe3 c5 25.Rxd3 Rxd3 26.Qxd3 cxb4 27.Nd5 Nc5 28.Qb1 Bb7 29.e5 Qa8 ?;

[ 29...Qe6 30.Rd1 a5 31.Rd2
( 31.Nf6+ Rxf6 32.exf6 Qe3+ 33.Kh1 Bxg2+ 34.Kxg2 Qe2+ 35.Kg1 Qe3+, com empate )
31...Rd7 32.Qd1
( 32.Nf6+ ? 32...gxf6 33.Qg6+ Kf8 34.Qxh6+ Ke7, vabtagem das negras ) ]

30.Rd1 Kh8;



31.Qg6 !!;

[ 31.e6 Nxe6 32.Qg6 Qe8 33.Re1 Bxd5 34.Bxd5 Re7 35.Qxe8+ Rxe8 36.Rxe6 1:0 ]

31...Rd7 32.e6 Rd6;

[ 32...Nxe6 33.Qxe6 Qd8 34.Be4 Rd6 35.Qf5 Qg8 36.Rc1 Rd8 37.Nxb4 Rf8 38.Qe5 Re8 39.Bxb7 Rxe5 40.fxe5 Kh7 41.Be4+ g6 42.Rc7+ Kh8 43.Nd5 Qd8 44.e6 Qg5 45.e7 Qe5 46.e8R+ Qxe8 47.Nf6 Qg8 48.Bd5 Qg7 49.Rc8+ Qf8 50.Rxf8+ Kg7 51.Rf7+ Kh8 52.Rh7# ]

33.f5 !;

[ 33.e7 Rxg6 34.Nc7 Bxg2 35.Rd8+
( 35.Nxa8 Bc6) 35...Kh7 36.e8Q Qxd8 37.Qxd8 Bc6 = ]

33...Bxd5 34.f6 Qg8;

[ 34...Nxe6 35.fxg7+ Nxg7
( 35...Kg8 36.Bxd5 1:0 )
36.Qxd6 Bxg2 37.Qxh6+ Kg8 38.Rd7 Qf8 39.Kxg2 Qa8+ 40.Kg1 Qf8 41.Qg5 Qc5+ 42.Qxc5 bxc5 43.Rxa7 1:0 ]

35.Rxd5 Rxd5 36.Bxd5, as brancas têm mate em 7 lances.
1-0



PEARL JAM - Given To Fly
>>

08/07/08

AS MINHAS RECORDAÇÕES DO SR. VASCO SANTOS


VASCO SANTOS - JORNALISTA, MESTRE E DIRECTIVO DE XADREZ


Conheci o malogrado Vasco Santos no meu primeiro campeonato nacional de xadrez (juvenis).
Estivemos mais de uma hora a jogar rápidas e fiquei impressionado com o seu discurso motivador para um jovem que, dizia ele ter talento, mas estar um pouco longe das "capitais do xadrez".

Repetimos, a amena jogatana dias depois, por menos tempo e notei que já tinha absorvido a essência do seu jogo sendo para mim o resultado final mais satisfatório.

Dois anos mais tarde, em almoço com elementos da minha equipa de xadrez da altura (Núcleo de Xadrez da Marinha Grande / Sport Operário Marinhense), não hesitou e na frente de todos convidou-me a jogar pelo Sport Lisboa e Benfica.
Recusei, pensando na época, dar assim uma prova de fidelidade ao grupo onde estava inserido e que de alguma forma via como familia.

Este posição a mantive em várias ocasiões respeitando sempre a equipa pela qual estava inscrito, mesmo que o convite viesse, por exemplo, de elementos do Boavista F.C.

Mesmo depois, de anos antes me terem feito a "brincadeira" de me reduzirem em 400 pontos o elo que tinha num torneio interno que abandonei; depois de ter vencido duas partidas (Carlos Dias e Manuel Carvalho) e empatado uma (José Ribeiro); quebrei uma vez esta "regra" com um "regresso a casa" ao sair de 1º tabuleiro do A.C.R. Vale de Cambra, onde fui muitissimo bem tratado pelo Dr. Nogueira, para voltar a representar o Sport Operário Marinhense...

Essa foi a minha segunda tentativa de reconciliação e paguei-a cara.
Ainda assim...
Muito mais "barata" me ficou a primeira tentativa, a tal dos pontos elo perdidos.
De qualquer modo, não guardo ressentimento e desse veneno não beberei.

De Vasco Santos...
Muitas vezes, me recordo deste Homem, com o seu discurso directo, frontal e sem "papas na lingua".

Caro amigo Vasco Santos, dos seus conselhos não segui nenhum, mas, com a idade que hoje tenho, reconheço toda a razão das suas palavras e outra história estaria hoje aqui a contar, se deles tivesse feito mais caso.

Não, para já, mas, daqui a muitos anos, espero voltar a ter a possibilidade de jogar xadrez consigo em outra tranquila cavaqueira.

Até lá, fica a memória...



A RELIGION CALLED BENFICA
>>