10/12/08

FINAIS DE BISPOS DE CORES OPOSTAS COM DOIS PEÕES LIGADOS - POR PAULO COSTA

Os finais de bispos de cores opostas acontecem algumas vezes na prática xadrezística, onde se observa bastantes vezes uma tendência do jogador em inferioridade conseguir uma salvação em finais complicados.
Por estas razões recomenda-se o seu estudo.

Dois peões passados ligados

Este final, muito importante de um ponto de vista teórico, foi estudado pelo Dr.Tarrasch pouco depois da primeira guerra mundial e concluiu que posições com dois peões na sexta são quase sempre vitoriosas como iremos ver em seguida.

Diagrama 1

No diagrama 1 as negras controlam a casa e7 com o Bispo impedindo 1.e7? o que conduziria ao empate com 1. …Bxe7! É importante salientar que se as brancas jogassem 1.f7? as negras jogariam 1. …Rf8 e ambos os peões ficariam bloqueados em casas da cor do seu Bispo o que conduziria a um empate visto ser impossível de romper o bloqueio.
Assim as Brancas devem penetrar com o Rei em d7 ou f7 de maneira a conseguir o controlo da casa e7.
Depois de 1.Bb5+ as negras são obrigadas a ceder uma das duas casas. Se 1. ... Rf8 segue-se 2.Rd5, Rc6 e Rd7 e se 1. …Rd8 as brancas vão pelo lado contrário 2.Rf5, Rg6 e Rf7.

Diagrama 2

No diagrama 2 o Bispo está por detrás dos peões, que é um recurso defensivo quando os peões estão na quinta fila como iremos ver mais a frente.Nesta posição as negras não tem qualquer hipótese de defesa porque são obrigadas a perder o controle da casa e7 e depois de 1. Bb5+ Rf8 2. Rf5 as negras encontram-se em Zugzwang, e contra qualquer resposta as brancas respondem 3.e7! ganhando facilmente.

Diagrama 3

No diagrama 3 vemos a única excepção com peões ligados na sexta fila neste tipo de final.
Se observarmos a posição, vemos que peões de cavalo e torre com o bispo defensor a controlar a grande diagonal é impossível de progredir, porque não conseguimos efectuar a manobra do diagrama 1 por falta de espaço do lado direito.
Assim depois de 1. …Rf8! (única para empatar) 2.Re6 Bb2 obtendo-se assim o empate facilmente.

Conclusão:
Dois peões na sexta ganham sempre, excepto quando o par de peões são de cavalo e torre com o bispo defensor situado na grande diagonal.


Peões na quinta fila

Com peões ligados na quinta fila o diagnóstico muda se conseguirmos alcançar a posição defensiva correcta.
De seguida iremos mostrar o método que ganha e o sistema defensivo em finais deste tipo.

Diagrama 4

Método Ganhador

No diagrama 4 o bispo defensor está situado na diagonal errada onde apesar de controlar a casa e6, não consegue impedir uma manobra similar aos peões na sexta fila.
Assim, depois de 1.Bg5!+ o primeiro passo do plano foi cumprido, ou seja vamos obrigar o rei negro a definir-se, mas é importante dizer que não é igual dar o xeque em g5 ou b4.
É preciso dar o xeque em g5 porque o Bispo controla a casa f6 para podermos jogar e6 sem as negras terem a hipótese de colocar o rei em f6.
Se as brancas jogassem 1.Bb4+?? seria um grave erro de conceito que poderia levar ao empate depois de 1. … Rf7! 2.Rd4?? (ainda seria possível voltar ao plano correcto depois de 2.Be1! e Bh4) 2. … Bc2! as negras devem aproveitar esta oportunidade para desorganizar os peões brancos e se 3.e6+ (3.f6 Re6 obtém-se um bloqueio perfeito) Rf6 4.e7 Rf7 5.Re5 Ba4 e as peças negras estão bem colocadas e não podem ser desalojadas obtendo-se assim uma boa posição de bloqueio e o empate.
Assim depois de 1.Bg5+ Rd7 (1….Rf7 2.Rd4 Ba2 3.Rc5 Bb3 4.Rd6 Ba2 5.e6+ Re8 6.f6 e ganha!) 2.Rf4 (agora o rei dá a volta pela direita para apoiar a casa e6 desde f6) 2. … Ba2 3.Bh4 Bf7 4.Rg5 Re7 5.Rh6+ Rd7 6.Rg7 Bd5 7.Rf6 Bb3 8.e6+ Re8 9.Re5 seguido de f6 e com os peões na sexta já sabemos como se ganha.


Sistema Defensivo


Diagrama 5

No diagrama 5 o bispo defensor está na diagonal correcta (c8 ou d7) onde ataca f5 e ao mesmo tempo impede e6, ao que se seguiria o sacrifício do bispo em e6.
Assim 1.Bg5+ Rf7, mantendo o controle de e6, 2.Rf4 Bd7 e as brancas não conseguem progredir e evitar o empate.
Com este exemplo aprendemos um recurso defensivo muito importante, que pode ser aplicado em peões na quinta fila mas também em filas mais atrasadas.
Pode-se observar também que para alem do bispo defensor controlar os peões, pode também ser sacrificado por eles, o que poderá ser importante em finais com mais peões.

Diagrama 6

No Diagrama 6 mostro uma posição em que não é possivel ganhar, visto que com os peões em f e g não existe espaço para o Rei branco passar na ala de Rei.
Assim se 1.Bc4+ Rg7 2.Re4 Bd2 3.f6+ Rg6 obtendo-se uma posição de bloqueio, se 1.Bh5+ Re7 2.Re4 Bb2 3.Rd5 Bc3 obtendo-se o empate.

Paulo Costa




>>