16/02/09

CHESS FOR SCOUNDRELS - CRITICA AO DVD





Os DVDs sobre todos os temas de Xadrez proliferam, nomeadamente os da Chessbase.
No entanto, mais que aprender umas coisas, talvez o maior valor destes DVDs esteja no aspecto lúdico.
Nesta prespectiva, este é claramente um dos melhores!

Nigel Davies, com o seu ar bonacheirão e muito educado, um verdadeiro gentleman inglês, informa-nos sobre os métodos psicológicos mais violentos que um xadrezista pode usar para desestablilizar o adversário.
"O xadrez é como a guerra", diz ele na introdução, "não é como no dia a dia, em que devemos ser simpáticos uns com os outros", e dá os mais variados exemplos, desde uma oferta de um chá ao adversário com segundas intenções, até ao facto de não se poder apertar o pescoço do adversário para o obrigar a abandonar, porque isso iria contra as regras da FIDE...

O nome dos capítulos é revelador - tortura, intimidação, insultos, dissimulação, e por aí a diante... tudo ilustrado com partidas entre GMs, algumas muito famosas, como Karpov-Miles (Skara, 1980) em que o campeão do mundo, após perder a partida, declarou que se tinha sentido insultado pela escolha da abertura do adversário (1. e4 a6?!) e a famosa gargalhada de Fischer em resposta à proposta de empate de Geller, no Interzonal de Pama de Maiorca de 1970, acabando por o obrigar a jogar um final empatado horas a fio, e conseguindo vencer no fim.

Resumindo - hilariante!

Mas fica um aviso para quem tentar aplicar estas técnicas na prática:
Há uns adversários que podem ficar chateados - e depois de uma derrota e uma vez destabilizados psicologicamente - até se podem tornar perigosos!