29/03/09

TRUQUE DE ILUSIONISMO





Continuando no capítulo das partidas imperfeitas, cá vai mais uma,
com um truque de ilusionismo a salvar uma situação desesperada e
assegurar um final feliz...

Marques,Rui - Pinto,André Filipe [B99]
Taça de Lisboa, 22.06.2008

1.e4 c5
2.Cf3 d6
3.d4 cxd4
4.Cxd4 Cf6
5.Cc3 a6
6.Bg5 e6
7.f4 Be7
8.Df3 Cbd7
9.0-0-0 Dc7
10.g4 b5
11.Bxf6 gxf6
12.Bh3?!
[12.f5!]
12...Cc5?!
[12...b4!]
13.a3 Bd7
14.e5?! Tc8
15.exd6 Bxd6
16.f5 Be5!
17.fxe6 Cxe6




Após uma Najdorf "normal", mesmo que um bocado mal jogada, a situação é muito aguda. É preciso calcular bem e encontrar sempre o melhor lance...
18.Cd5!
[18.The1? 0-0 19.Cxe6 Bxe6 e as pretas estão melhor]
18...Dc4!
19.Cxf6+ Re7!
[19...Rd8?? 20.Cxe6+ Dxe6 21.Txd7++-
19...Rf8?? 20.Cxd7+ Rg8 21.Dxf7+!+-
19...Bxf6? 20.Dxf6±]
20.Cd5+
[20.b3!?
20.Cxd7? Cxd4-/+
20.Cf5+?? Rxf6-+
20.Thf1?? Cxd4 21.Cd5+ Rd8-+
20.The1?? Bxf6 21.Cf5+ Rf8-+
20.Dd5?? Bxd4!-+]
20...Re8!
[20...Rf8? 21.Thf1±
20...Rd8?? 21.Dxf7+-
Dxd5 22.Cxe6+]
21.Cf6+ Bxf6??
O meu jovem adversário queria ganhar.
Estava só a repetir para ver se eu, como jogador mais cotado,
fazia algum disparate...
Mas agora, quando as pretas já não podem fazer roque,
este lance constitui um erro decisivo.
[21...Re7! levaria a uma eventual repetição]
22.Dxf6! Tg8





23.Rb1??
Jogado com a confiança de que o jogo estava ganho...
[Se me tivesse esforçado um pouco de certeza que tinha visto 23.The1!
com vantagem decisiva]
23...Cxd4
24.Txd4??
e a um erro segue-se outro...
[24.Dxd4 com chances iguais]
24...Dxc2+
25.Ra1 Be6!





Aqui estava eu a planear o meu ataque de mate, quando, para meu horror me apercebi que ele me estava a ameaçar mate primeiro!
Diga-se que foi preciso um grande esforço para não abandonar imediatamente...
26.Td5!!?
O primeiro coelho sai do chapéu! Única jogada para defender o mate!
[Claro que não serve 26.Df1 Tc3! 27.Db1 Dxb1+ 28.Rxb1 Txh3]
26...Db3
27.Bg2!!?





Segundo coelho tirado do chapéu - o Bispo evita o ataque da Dama e defende a Torre!
27...b4??
O adversário acredita no truque de ilusionismo!
[27...Bxd5 28.Bxd5 Dxd5 29.Te1+ Rf8 e as pretas simplesmente ganham uma torre...]
28.Te1!
Agora o contra-ataque chega a tempo! A partida está salva!
28...Rf8!
E são as pretas que têm de jogar um lance único!
29.Td8+
[Ou 29.Dh6+ Tg7 30.Txe6 fxe6 31.Df6+ Tf7 32.Td8+ Txd8 33.Dxd8+ Rg7 34.Dg5+=]
29...Txd8
30.Dxd8+ Rg7
31.Dg5+ Rf8
32.Dc5+ Rg7
33.Dg5+
1/2-1/2

Xeque perpétuo.
Ver para crer!






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