09/04/09

A PARTIDA IMORTAL DE RUBINSTEIN





Para variar de maçar os leitores com as minhas partidas horríveis, decidi publicar uma partida brilhante – aliás uma das mais brilhantes de sempre.
Akiba Rubinstein foi um dos maiores génios do Xadrez de todos os tempos, um dos jogadores mais fortes que nunca chegou a ser campeão do mundo.
Era um jogador posicional, que ficou conhecido pela sua técnica nos finais de torres...
Nesta partida o jogador da brancas não deu muita luta, mas a concretização é uma das mais brilhantes combinações de todos os tempos.

(16) Rotlewi,Georg A - Rubinstein,Akiba [D40]
Lodz, 1907

1.d4 d5
2.Cf3 e6
3.e3 c5
4.c4 Cc6
5.Cc3 Cf6
6.dxc5?!
Algo precipitado - este lance cede o centro e ajuda as Pretas a desenvolver-se
6...Bxc5
7.a3 a6
8.b4 Bd6
9.Bb2 0-0
10.Dd2?





Depois de um principio de jogo pouco ambicioso, as Brancas cometem um erro. Elas têm estado a evitar jogar o Bispo de Rei, pois as pretas vão acabar por tomar em c4, e se as Brancas conseguirem tomar com o Bispo ainda em f1 evitam perder tempo a jogar o Bispo 2 vezes. A jogada do texto tem como ideia colocar a Torre em d1 e pressionar na coluna "d", mas as Pretas refutam esta ideia com grande simplicidade.
10...De7!
Com a ideia de por a Torre em d8 colocando a Dama branca numa posição desconfortável.
11.Bd3
E eis que as Brancas acabam mesmo por jogar o Bispo - senão não podem rocar.
[Era de considerar 11.cxd5!? para evitar as perdas de tempo. Mas as Brancas não queriam ceder o centro.]
11...dxc4
12.Bxc4 b5
13.Bd3 Td8!
14.De2 Bb7
15.0-0
E no fim da abertura as Brancas acabaram por ficar com 2 tempos de atraso numa posição simétrica - um fiasco!
15...Ce5!
Rubinstein inicia operações activas - promove a troca do Cf3, o único defensor do roque Branco
16.Cxe5 Bxe5
17.f4?!





As Brancas querem repelir as peças pretas avançando os peões. A questão é que as pretas estão muito melhor desenvolvidas e o avanço dos peões, que não são apoiados pelas peças, apenas cria debilidades.
17...Bc7
18.e4?! Tac8
19.e5?!
Continuando com o plano errado - em Xadrez só se pode atacar quando se têm alguma vantagem. Neste caso as peças pretas estão todas desenvolvidas e activas, enquanto as peças brancas ou são alvos para as Torres Pretas (o Cavalo e o Bispo) ou ainda não entraram em jogo (as Torres). O avanço das Brancas é completamente errado, até porque são as Pretas que detêm a iniciativa e são elas que vão poder explorar as fraquezas do adversário.
19...Bb6+
Demonstrando que o avanço dos peões enfraqueceu decisivamente as diagonais que levam ao Rei branco - os Bispos pretos vão se transformar em autênticos monstros!
20.Rh1





20...Cg4!
21.Be4
Era preciso previnir a ameaça Dh4, com mate inevitável (h3 não serviria pois o peão g2 está pregado pelo Bispo). Claro que se as Brancas tomam o Cavalo as Pretas tomam o Bispo com grande vantagem.
21...Dh4!
22.g3





22...Txc3!!
Claro que este é o lance que todos quereriamos jogar! Mas digamos que os comuns mortais teriam alguns problemas em ficar sem a Dama - a menos que, como o Rubinstein, já tivessem visto a combinação até ao fim!
23.gxh4
As Brancas aceitam a oferta, não tanto por gulodice, mas porque não têm alternativa:
[23.Bxb7 Txg3 e as pretas têm um ataque devastador e ainda por cima um peão a mais!;
23.Bxc3 Bxe4+ com mate rápido]





23...Td2!!
Após oferecer a Dama, Rubinstein deixa 4 das suas 5 peças atacadas! Mas como diria mais tarde outro génio do Xadrez, Mikhail Tal, eles só podem tomar uma de cada vez!
24.Dxd2
[24.Dxg4 Bxe4+ 25.Tf3 Txf3! e os Bispos e as Torres pretas vão executar o Rei branco - a ameaça imediata é Tf1 mate;
24.Bxc3 Txe2 e a ameaça dupla de mate em h2 e e4 decide;
24.Bxb7 Txe2 25.Bg2 Th3! com um final semelhante ao da partida]
24...Bxe4+
25.Dg2 Th3!





Selando o jogo com mais um lance espetacular! As Brancas abandonam, porque não podem evitar o mate em h2.
0-1






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