17/06/09

"PIÇO" NÚMERO 1

Todos os anos a FPX realiza o torneio de Mestres (por sinal um dos melhores, senão o melhor torneio a nível nacional) e em paralelo um simpático torneio, em que eu já tive a honra de participar duas vezes e vou participar de novo este ano - o torneio de Honra.

É estranho que nomeadamente a nível do Torneio de Mestres o nível de participação seja relativamente baixo, visto as condições serem boas.
Deve haver muitos torneios melhores e outras ocupações para os mestres Portugueses.

Já em relação ao torneio de Honra as coisas são diferentes: 50 euros de inscrição e pesadas penalizações e multas para um torneio de amadores não me parecem minimamente razoáveis.

Mas como posso pagar e acho o torneio simpático, nem que seja para ver os mestres ao vivo, lá tenho participado.

Se bem que parece que este ano, alguns dos principais inscritos, depois de ser afixada a lista de participantes, em que a média de elo era bastante abaixo da do ano passado - desistiram do torneio!

Acharam que afinal não valia o tempo e o dinheiro?
Tiveram medo de perder elo?
Ou simplesmente não quiseram participar num torneio de "Piços", como se costuma dizer em calão xadrezistico?

Possivelmente não podiam mesmo - e é isso que eu quero pensar - mas é impossível não por as hipóteses anteriores.

Devo dizer que não acho que os participantes deste ano sejam nada fracos, a maioria deles estão claramente sub-avaliados no elo e dois são jovens em franca progressão, aos quais está na altura de tentar conseguir ganhar antes que eles tenham força de GM...

Conto dar algumas noticias de ambos os torneios, mas apesar de ser o cabeça de série não prometo nada, dado o valor real (e não numérico) dos adversários.

Rui Marques, aka "Piço" Número Um


>>