12/10/09

MISTERIOS DO XADREZ - MISTERIOS DEL AJEDREZ


Misterios del Ajedrez - Viriatovitch Chess

Publico, uma série de 3 videos que estão no Youtube pelo seu interesse principalmente para os aficionados de xadrez ainda sem um conhecimento profundo de alguns elementos da História do nobre jogo.
A compilação é retirada de um canal de televisão espanhol e é válida pelo seu conteúdo simples e facilmente perceptivel para todos aqueles que ainda não entraram no ancestral mundo das 64 casas bicolores, com 16 peças de cada lado, movendo-se 6 delas de maneira diferente.

O 1º video aborda a história do "Turco" e 200 anos depois o encontro entre Garry Kasparov e "Deep Blue", sendo comentadas questões sobre a inteligência artificial.
Deve ser levada com humor a frase do GM Miguel Illescas quando diz que sabe como jogam as máquinas de xadrez.


Cuarto Milenio - Misterios del Ajedrez (1/3)

No 2º video, como não podia deixar de ser, Bobby Fischer foi o tema principal.
Isto serviu de introdução às partidas da chamada Guerra Fria e ao clima de conspiração e alegadas agressões do match de 1978 entre Anatoly karpov e Viktor Korchnoi.


Cuarto Milenio - Misterios del Ajedrez (2/3)

No 3º e último video, a eterna questão se para se ser um génio no xadrez é possivel o individuo ser mentalmente equilibrado, seja lá isso o que fôr...
Também, o xadrez às cegas como sinónimo de inteligência e concentração total, com o pequeno pormenor de no tabuleiro que aparece no video, a posição do rei e a da dama estar invertida...




>>