03/08/09

MARATONA DE XADREZ DE ANDORRA LA VELLA 2009


Josep Vila, entrega o prémio ao MF Raul Garcia - Foto FEVA

Decorreu, ontem, Domingo, 02 de Agosto de 2009, a Maratona de Xadrez de Andorra la Vella 2009, com o patrocinio do Crédit Andorrà.
Os pormenores oficiais da prova podem ser vistos no sitio da Federação de Xadrez de Andorra - ESCACS ANDORRA.

Por curiosidade, participei nesta competição, inserida na "Festa Major" de Andorra la vella, paroquia capital do Principado de Andorra.

O evento teve lugar, numa praça em frente ao "Comú" de Andorra la Vella, e durou das 10 da manhã às 14H30 da tarde !
Sem dúvida, uma prova durissima, onde todos jogam contra todos.
Tendo havido 22 participantes, os mesmos tiveram que disputar 21 partidas de xadrez rápido !

A nivel pessoal, fiquei em 4º lugar, empatado com um Mestre da Catalunha (a quem ganhei) e com o amigo e companheiro do clube GEVA, Esteve Mateu, de la Seu d`Urgell ( a quem também ganhei).

A prova correu-me de feição até à 16ª partida, onde consegui 16 vitórias seguidas !

Da 17ª à 21ª partida foi o descalabro, só conseguindo realizar 1,5 em 5 possiveis.

A verdade, é que por esta altura eu já estava lesionado !
Fiz uma entorse no pé direito, ao descer uma escada, depois de anunciar o resultado da última partida ao arbitro de serviço !
Incrivelmente, o xadrez pode ser um desporto violento !

De qualquer maneira, com os moldes que esta competição tem, será uma experiencia que não repetirei.
Na minha opinião, a Maratona devia ser um suiço alargado, talvez a 14 rondas, mas em nenhum caso deixar que se jogassem um número de partidas tão exagerado.
Questionei-me, antes do começo da prova, qual seria o limite para considerarem que a Maratona deveria ser feita pelo sistema suiço; 40 participantes ? 100 participantes ?!

O critério de desempate, também não faz muito sentido numa prova de todos contra todos, por não dar importancia ao resultado no confronto directo entre os jogadores que obtiveram a mesma pontuação (teria lógica num suiço, mas não neste caso).
Ainda, não concordo, nem nesta prova nem em nenhuma outra, que os prémios não sejam acumulados (venci a categoria 1850-1999 de elo, mas o respectivo envelope foi anunciado ao 7º classificado por eu ter ficado em 4º na geral, embora o valor monetário fosse exactamente o mesmo !).
Ou, os prémios da classificação geral teriam de ter valores mais elevados ou sim, os prémios deviam ser acumuláveis !

O aspecto positivo, encontrei na grande afluência de publico, que foi assistindo momentaneamente ao que se passava na via pública.
Tirar o xadrez, sempre que possivel, das salas e trazê-lo para a rua é a melhor propaganda que a modalidade pode conseguir no seio da comunidade.
Para mais, em Andorra, o xadrez tem espaço de noticia na televisão do País, sendo o Open Internacional de Andorra o motor dessa janela de conhecimento da modalidade.

Volto mais logo, com algumas das partidas já disputadas que me chamaram a atenção, do Campeonato Nacional de Equipas da 1ª Divisão 2008/2009, a decorrer em Vila Nova de Gaia.


>>