10/07/09

O VALOR DA INICIATIVA - PARTE II


O VALOR DA INICIATIVA
- Parte II –
-Formas de obter, neutralizar e perder -


Como visto no artigo anterior a Iniciativa está diretamente relacionada com o fator ´Tempo`, agora falaremos um pouco das formas de se obter, neutralizar e perder a iniciativa durante uma partida.

Formas de obter a iniciativa na partida:

Durante a partida e principalmente na fase inicial o jogador deve buscar as seguintes situações:

a) Vantagem de espaço
O jogador que controla um espaço maior do tabuleiro (domínio de casas) tem uma grande vantagem. Ter vantagem de Espaço significa dominar linhas e casas, principalmente as do centro do tabuleiro.

b) Melhor mobilidade das peças
É o resultado de um melhor desenvolvimento de peças na fase inicial com um domínio das casa centrais, normalmente este item é obtido quando o jogador respeita na abertura os princípios básicos desta fase do jogo.

c) Estar com o rei em segurança
Precisamos manter o nosso rei em uma boa posição defensiva, evitando que o nosso adversário lance um ataque repentino e nos obrigue a fazer lances defensivos perdendo a iniciativa da posição.

d) Melhor coordenação das peças
Ao desenvolvermos as peças precisamos estar atento para que elas trabalhem em coordenação entre si, isto é que se complementem protegendo ou ameaçando casas.

e) Ter ´Tempo` de vantagem
Quando realizamos um lance e obrigamos o nosso adversário a realizar um lance de defesa ou para se prevenir de algo que o ameaçamos, dizemos que temos a nosso favor o fator ´tempo`, e assim manteremos enquanto for nós que direcionamos o rumo da partida, a partir do momento que não fizermos mais isto e for o nosso adversário que dará o rumo da partida, então teremos perdido o fator ´tempo`. Tempo é conservado movendo as peças a sua melhor casa no seu movimento inicial, e que ao movimentar peças elas mantenham uma coordenação de ação entre elas.

Formas de neutralizar a iniciativa do oponente:

Se seu adversário está em vias de conseguir a iniciativa da partida você deve verificar o que é necessário para ele obter a iniciativa e interromper seus planos.
Há posições onde um lado obtém a iniciativa, mas com uma boa defesa do oponente chegará um momento que ela se esgotará. O jogador Anand parece ser um especialista nestas posições, onde ele deixa o seu adversário ter a iniciativa e com uma defesa precisa em determinado momento ele virá o jogo a seu favor. Enquanto o aposentado Kasparov era um especialista em posições onde nunca se esgota a iniciativa.

Formas de perder a iniciativa:

Se durante a partida realizamos movimentos que respeitem o exposto abaixo, estaremos caminhando para perder a iniciativa.

a) Movimentos onde é forte o excesso de passividade, normalmente são lances defensivos totalmente desnecessários.

b) Violação de principios basicos de abertura.

c) O total ou nenhuma valorização dos lances inciais do adversario na fase incial.

d) O pouco ou nenhum conhecimento da abertura que está sendo jogada, desconhecendo os seus planos basicos e suas ´posições padrões`conhecida de partidas de GM.

e) Conhecimento da abertura e de suas ´posições padrões` e de seus planos estabelecidos, mas carece de tecnica de execução do plano correto.

QUANDO UM JOGADOR CONSEGUE LEVAR UMA INICIATIVA DE FORMA CONTÍNUA, CHEGA UM MOMENTO QUE SE ESGOTAM AS JOGADAS BOAS DO SEU ADVERSÁRIO.

Baseadas neste conceito existem muitas partidas (mesmo entre mestres) em que um dos jogadores se apodera da iniciativa desde a abertura e não a cede, mesmo que deva perder peças, fazer sacrifícios e buscar difíceis combinações; conseguindo obter a vitória se for capaz de manter um ataque contínuo, perdendo lamentavelmente se o outro consegue encontrar replicas justas que desbaratem seus planos. Porque todos os jogadores conhecem o valor da iniciativa, logicamente, desde a saída, e tratam de se opor a do rival.

Na terceira e ultima parte, farei uma analise do ´Valor da Iniciativa` no mundo dos GM.



>>