Zonal de Xadrez - Escolas - local: Externato Cooperativo da Benedita - 2001
O Xadrez Escolar no 1º ciclo é curricular e é importante para a criança, pois ajuda a estruturar o seu raciocínio e arranjar mecanismos simples que elas apreendem com o xadrez e que eles podem aplicar na vida do dia a dia.
O xadrez no 1º Ciclo é curricular, na disciplina de Matemática, tal como qualquer jogo de estratégia.
No programa do 1º Ciclo de Matemática diz o seguinte:
“MATERIAL
Na aprendizagem da matemática, como em qualquer outra área, as crianças
são enormemente dependentes do ambiente e dos materiais à sua disposição.
Neles, a criança deverá encontrar resposta à sua necessidade de exploração,
experimentação e manipulação.
(Página 168)
Sendo os objectos da Matemática entes abstractos, é importante que os
conceitos e relações a construir possam ter um suporte físico.
Se por um lado a manipulação de material pode permitir a construção de certos
conceitos, por outro lado, pode servir, também, para a representação de modelos
abstractos permitindo, assim, uma melhor estruturação desses conceitos.
Para estes fins poderá ser utilizado:
O próprio corpo;
Material disponível na sala de aula: lápis, caixas, papéis, mesas, etc.;
Material não estruturado recolhido pelos próprios alunos e pelos professores;
Material estruturado ou construído com objectivos específicos (blocos
lógicos, ábacos, geoplano…);
O computador — linguagem Logo (quando possível).
Convém ainda realçar a importância que alguns jogos podem ter no desenvolvimento
de competências necessárias à resolução de problemas.
Os tradicionais jogos de «pedrinhas» e «pauzinhos», os dominós, o rapa, os jogos de dados
e de cartas, os jogos de construções e os jogos de estratégia (batalha naval,
damas, xadrez, «mastermind», etc.), são exemplos de jogos que favorecem:
a capacidade de aceitar e seguir uma regra;
o desenvolvimento da memória;
a agilidade de raciocínio;
o gosto pelo desafio;
a construção de estratégias pessoais.
A par de enorme prazer que proporcionam constituem ainda, como todos
os jogos, um importante factor de crescimento emocional e social.
A partir de jogos simples já conhecidos, o professor deverá estimular as
crianças a inventarem novos jogos.”
In: pagina 168 do
programa do Matemática do 1º Ciclo (Ministério da Educação - Portuguesa).
A questão agora é a seguinte porque é que o programa não está a ser cumprido em todas as escolas portuguesas?
Vou dar algumas possíveis respostas:
1) Muitos dos professores não têm formação nesta área (xadrez).
2) O poder político local e muitos Conselhos Executivos das Escolas não o querem aplicar.
3) Falta de Monitores / Treinadores suficientes nas zonas das escolas que apoiem os professores.
4) Falta de salas.
Agora dou algumas sugestões para serem ultrapassadas as dificuldades acima indicadas:
Em relação ao ponto: 1) passa por dar formação a todos professores.
2) O poder central obrigar a aplicá-lo.
3) Passava também por colocar os técnicos nas Escolas como estão a fazer com os professores de música por exemplo.
4) As parcerias com as instituições locais podem fazer ultrapassar este facto.
O Exemplo da Freguesia da Benedita
Vou agora dar-vos um exemplo da Freguesia da Benedita, como poderia apresentar um qualquer outro deste Portugal, onde existem muitos locais onde o xadrez escolar está bem implantado porque há muita força de vontade.
Este ano lectivo, 2008/2009, o Externato Cooperativo da Benedita, onde o Director é o Sr. Dr. Alfredo Lopes, que tem alunos desde o 7º Ano ao 12º Ano, local onde dou aulas, continuou com a politica de apoio ao xadrez, sobretudo no primeiro ciclo, porque a visão desta instituição é de uma visão a longo prazo e sabe que se os alunos tiverem as competências que o xadrez dá aos alunos do 1º ciclo o Externato vai ter daqui uns anos melhores alunos.
Assim deu-me mais horas para o xadrez. Onde a maioria destas horas estão a ser dadas no primeiro ciclo.
Com as boas relações existentes com o Agrupamento de Escolas da Benedita, dirigido pela Srª. Drª Lúcia Serralheiro, foi possível chegar a todas as escolas da Freguesia da Benedita, com excepção, até ao momento do Escola do Ninho de Águia.
Mas ainda tenho de esperança chegar a ter o prazer da integração dos alunos desta escola.
Ou seja, estamos a falar de 7 escolas da Freguesia da Benedita onde todas têm xadrez. Logo a primeira resposta que falei acima o ponto 1) foi ultrapassada onde sou eu a dar a formação aos alunos onde os professores das turmas estão presentes, nos casos os encarregados de educação terem autorizado. Assim o ponto 2) das respostas também foi ultrapassado.
Em relação ao ponto 3) aqui existe um problema, muitas turmas não têm xadrez, porque não tenho horário para todas elas infelizmente.
Era necessário mais monitores/treinadores de xadrez, ou os professores das turmas terem sido formados nesta área.
Hoje, 17 Outubro 2008, tenho 140 alunos inscritos do 1º ciclo, das Escolas Básica 1 Benedita, Freires, Candeeiros, Azambujeira, Cabecinha, Ribafria, Frei Domingos.
Por decisão do Agrupamento de Escolas da Benedita foi perguntado aos professores de todas as turmas se queriam ter xadrez na hora de Matemática ou no Apoio ao Estudo. A maioria pretendeu o Apoio ao Estudo.
A Escola da Ribafria (toda as turmas têm xadrez desde o 1º Ano ao 4º Ano) tem o xadrez dentro da disciplina da Matemática. A Escola Básica 1 Frei Domingos também tem na hora da Matemática. As restantes escolas têm o xadrez no Apoio ao estudo.
Em relação à Escola Básica 1 da Benedita o xadrez é dado fora da Escola, numa parceria com o Centro Paroquial da Benedita, por causa de falta de salas, aplicando assim a resposta 4).
Fico assim muito satisfeito com aquilo que faço e o apoio que tenho tido neste ano e nos anteriores. Mas fico “triste” porque muitas crianças do 1º ciclo estão a pedirem-me para ter xadrez e eu não posso satisfazer o seu pedido porque não posso estar em dois sítios ao mesmo tempo.
Ou seja, a falta de tempo é um factor importante ter em conta.
Agora deixo um desafio aos pais! Se o seu filho não tem xadrez na Escola, obrigue a ter, pois o xadrez é curricular!
Deixo aqui os meus agradecimentos a todos os professores e Instituições, desde o Ministério e Escolas e seus dirigentes, que estão a permitir que estas crianças se tornem melhores “a brincar a sério” os Homens e Mulheres de Amanhã.
Obrigado a todos por terem lido estas palavras!
>АЗӘРБАЈҸАН Республикасы>ПРИДНЕСТРОВСКАЯ Молдавская Республика>АРЕСПУБЛИКА Қырҭтәыла>الجماهيرية العربية الليبية الشعبية الإشتراكية العظمى>भारत गणराज्य>الجمهورية العربية الصحراوية الديمقراطية>ΕΛΛΗΝΙΚΉ Δημοκρατία>ՀԱՅԱՍՏԱՆԻ Հանրապետություն>الجمهورية العراقية>ČESKÁ republika>الجمهورية الشعبية الديمقراطية الجزائرية>ʿARABIYYÂTU s-Suʿūdiyyâ>المملكة العربية السعودية>ÁFRICA do Sul>აფხაზეთი>ШАХМАТ>ПУТИН освобождает уже kasparov>>ÁGUAS santas>АЛЕКСАНДРА Костенюк>ШАХМАТЫ>