Esteve Mateu - Viriatovitch Chess
O jovem sub-16 Esteve Mateu venceu Sábado passado, dia 14 de Novembro, o Torneio "Pirineu 2009".
Esta competição, foi disputada em 7 sessões de partidas rápidas, no ritmo de 8 minutos para cada jogadorr e 5 segundos de incremento por jogada.
A edição deste ano da prova teve lugar nas novas instalações do Clube GEVA em Escaldes-Engordany, Principado de Andorra, com o patrocinio da Banca Mora.
O Esteve, foi o justo vencedor da prova, realizando 7 pontos em 7 possiveis, embora, no elo incial fosse apenas o 7º melhor pelo ranking.
Elo esse, enganador, pois tanto o Esteve como outros participantes têm uma força de jogo real bastante superior ao actual elo catalão.
Mas, este parecia ser o dia de São Esteve e a sua vitória foi mais que merecida.
A nivel pessoal, só menos de 1 hora antes da prova tive a certeza que a podia disputar por ter tido algumas questões particulares a resolver.
Ainda assim, joguei razoavelmente, excepto na última partida onde "desliguei", talvez por desde a abertura notar que o meu adversário jogava francamente mal.
Naturalmente, eu deveria ter conseguido o 2º lugar com 5,5 pontos, não fosse a forma desastrosa como conduzi o jogo contra Xavier Rechi que acabou por alcançar a 2ª posição final.
Há dias assim...E quem joga de competição tem de estar preparado para levar com filosofia, aceitando tanto os dias bons como os dias maus.
Antes, na partida contra o Esteve, arrisquei muito num sacrificio especulativo de peça por peão e a tenacidade defensiva dele acabou por ser recompensada.
Uma partida de risco premeditado, onde perder não custa por haver mérito do adversário.
Josep Onna, propos-me empate num final ligeiramente vantajoso para mim de cavalo e peão contra cavalo, tendo ambos 1 minuto no relógio.
Cordialmente, aceitei poupando assim o relógio de umas quantas marteladas.
Não conhecia este jogador, no entanto, fiquei com boa impressão do seu jogo maduro e razoável intuição.
Curiosamente, antes de começar a competição joguei duas rápidas contra o Esteve que ganhei facilmente.
Essas rápidas, percebo agora, ajudaram o jovem catalão de La Seu d`Urgell, acérrimo Barcelonista, a entrar em força na competição que se seguiu.
No final da competição fui convidado a jogar mais rápidas, desta vez pelo 2º classificado do torneio.
Esmaguei naturalmente nas duas partidas que aceitou jogar antes do mesmo ir procurar um oponente mais acessivel, confirmando o que pensava antes; o meu adversário era claramente inferior embora na diferença do elo isso não seja visivel.
O evento teve este resultado por Daniel Jose, jogador olimpico e capitão de equipa da selecção de Andorra, me parecer estar visivelmente cansado provavelmenete por estar ao mesmo tempo envolvido na organização.
De qualquer maneira, foi um bom treino e deixo os parabéns ao meu amigo e colega de clube Esteve Mateu, a quem apelidei quando o conheci de "Petrosian" por causa de algumas caracteristicas positivas que tem no seu estilo de jogo.
Torneio Pirineu 2009 - Classificação final
A época que se avizinha vai ser dura, sendo bom saber que a equipa pode contar com um jovem que parece estar à beira de dar o salto para um patamar de força de jogo mais elevado.
Podem ver a crónica do "Torneig Pirineu 2009" no sitio Escacs Andorra.