27/06/09

o 1º POST VINDO DO BRASIL - O VALOR DA INICIATIVA

O VALOR DA INICIATIVA
- Parte I – Introdução –

Numa partida entre dois GM onde existe um equilibro de conhecimento, treinamento e preparação para jogar xadrez, a vitória entre eles surge da possibilidade de um dos lados conseguir um desequilibro que geralmente é oriundo de alguma vantagem posicional como, por exemplo, a iniciativa na posição.

As Brancas por terem o direito de fazer o primeiro lance normalmente obtém a iniciativa e deverá ganhar a partida se puder mantê-la. Portanto as brancas são favoritas em vencer.

Estatisticamente, as Brancas vencem +- 54% das partidas e as Pretas +- 46% dos jogos, dando uma vantagem em torno de 8% para as Brancas, está é a vantagem que as Brancas tem pelo direito de fazer o primeiro lance.

Estatística de uma Base de Dados com 2.606.711 games
1 – 0 = 38 % -------------------- Total 54 %
½ - ½ = 32 %
0 - 1 = 30 % -------------------- Total 46 %

As Brancas podem perder esta iniciativa obtida do direito de fazer o primeiro lance de duas formas:
1) Trocando voluntariamente a vantagem de tempo (ter sempre um lance a mais) pela vantagem de força (um peão uma peça a mais ou até uma qualidade) jogando um gambito ou fazendo sacrifício.
2) Realizando um movimento desnecessário que permite ao preto ganhar o tempo. Isso normalmente ocorre quando Branco realiza movimentos preventivos, como a3 ou h3 para tirar as casas b4 ou g4 do domínio preto, quando não esta claro que as pretas desejam utilizar estas casas, portanto, quando as Brancas fazem movimentos que não requerem resposta especificas das pretas.

O verdadeiro objetivo do jogador de xadrez deve sempre ser em manter ou ganhar a iniciativa da partida, fazer movimentos que limitem as respostas do adversário e se possível criando debilidades que permitem mais tarde serem exploradas levando a vitória.

De Brancas devemos lutar para manter a iniciativa, de Pretas devemos lutar para ganhar a iniciativa.

Se jogarmos um gambito e o nosso adversário aceita, ele estará gastando um tempo para realizar a captura ao invés de estar melhorando a sua posição. Isto é trocar uma unidade de força por uma unidade de tempo, quem oferece o gambito entrega uma unidade de força e quem aceita entrega uma unidade de tempo.

Uma forma freqüente de perder um tempo é movendo a mesma peça mais de uma vez, principalmente se for na abertura.

Vejamos algumas aberturas onde aparecem as perdas de tempo citadas acima:

Gambito Dinamarquês
1.e4 e5 2.d4 exd4 3. c3 dxc3 .....................
As Brancas entregam material para ganhar tempo e espaço.

Gambito do Rei aceito
1.e4 e5 2.f4 exf4............................
As Pretas perderam um tempo. As Brancas tem um peão no centro e entregaram outro para obter um movimento extra (tempo) enquanto as pretas o captura.

Semi-Eslava
1.d4 d5 2.c4 e6 3.Cc3 c6 4.e3 Cd2 5.Cf3 Cf6 6.Bd3 dxc4! 7.Bxc4 b5! .............
O Bispo Branco tem que se mover pela 3ª vez com somente sete lances jogados. Analisando a posição vemos que as Pretas facilmente desenvolvem o seu BD pela ala da dama anulando a dificuldade do BD devido ao lance e6, possuem boas oportunidades na ala da dama e do rei e uma posição sólida, obtendo com isso a iniciativa da partida. Esta abertura é muito utilizada por Kramnik.

Defesa dos dois cavalos
1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bf4 Cf6
Preto sai freqüentemente da abertura com uma iniciativa.

Defesa Francesa
1.e4 e6 2.d4 d5
As Brancas tem a iniciativa desde o inicio.

Formas de ganhar e perder tempo na abertura:

a) Ao movimentar uma peça sem objetivo algum
b) Ao movimentar a mesma peça duas vezes na abertura,
c) Movimentar a Dama prematuramente na abertura, ou em outra fase do jogo sem ter um objetivo,
d) Colocando uma peça indefesa em uma casa que pode ser atacada pelo adversário com uma jogada de desenvolvimento, ou ameaçada por uma peça de valor menor.
e) Responder ao lance do adversário que é de desenvolvimento e de ataque ao mesmo tempo com um lance de defesa sem desenvolvimento
f) Trocando uma peça onde o adversário recaptura com um lance de desenvolvimento.
g) Fazer um movimento que não é de desenvolvimento e o adversário responde com um movimento de desenvolvimento.

Pelos motivos anteriormente citados, podemos constatar que quando falamos de ´Iniciativa` estamos falando de manter ou ganhar ´Tempos`.

Nesta primeira parte vimos um pouco do conceito de Iniciativa, na próxima veremos como se obtém, como neutralizar e com se perde a iniciativa.


Nota do administrador (António Viriato Ferreira):
Celso Moron, é o autor do sitio de xadrez www.casadoxadrez.com.br
Bem-vindo ao Viriatovitch Chess !


>>