04/01/08

OS ENSINAMENTOS DO GM ALEXANDER KOTOV


GM ALEXANDER KOTOV (1913-1981)


ABERTURAS

"Penso, que há grandes mestres com um sentido mais prático, que os leva a eleger alguns sistemas de aberturas para o seu reportório e os estudam profundamente.
Quase ignoram os outros sistemas em dezenas de outras aberturas."

"Não podemos pretender conhecer tudo de cada matéria, devido à grande quantidade de informação que existe hoje em dia.
Temos que nos limitar a conhecer bem um tema e saber um pouco sobre os outros."

"A forma mais correcta é limitar a nossa opção de estudo a uma selecção de aberturas e saber tudo o que está relacionado às linhas favorecidas por cada um.
Esta é a politica de jogadores como Botvinnik, Petrosian, Tal, Spassky ou Korchnoi."

"O meu jogo de aberturas, consiste em movimentos concretos e variantes agudas, em que as melhorias e as refutações se podem encontrar facilmente nas análises fora do tabuleiro.
As melhorias nestas linhas agudas, podem levar facilmente a uma imediata victória."

"Decidi evitar as variantes que tinham sido analisadas profundamente pelos teóricos até 15 a 20 jogadas.
Como norma, os meus colegas grandes mestres seguem a mesma politica, ainda que alguns gostem de brincar com o fogo e entrem corajosamente nestas linhas."

"Muitos grandes mestres, especialistas em aberturas, tais como Boleslavsky, Bronstein, Geller, Taimanov, Vasiukov ou Furman, são especialistas em linhas forçadas na abertura."

"O principal problema ao estudar aberturas, é compreender a essência posicional de certas posições chave, como lhes chama Bronstein."

"Uma vez compreendida a essência das posições chave e previstas algumas variantes, estaremos suficientemente preparados para nos enfrentarmos contra mestres de xadrez."
>>

Sem comentários:

Enviar um comentário