08/07/08

AS MINHAS RECORDAÇÕES DO SR. VASCO SANTOS


VASCO SANTOS - JORNALISTA, MESTRE E DIRECTIVO DE XADREZ


Conheci o malogrado Vasco Santos no meu primeiro campeonato nacional de xadrez (juvenis).
Estivemos mais de uma hora a jogar rápidas e fiquei impressionado com o seu discurso motivador para um jovem que, dizia ele ter talento, mas estar um pouco longe das "capitais do xadrez".

Repetimos, a amena jogatana dias depois, por menos tempo e notei que já tinha absorvido a essência do seu jogo sendo para mim o resultado final mais satisfatório.

Dois anos mais tarde, em almoço com elementos da minha equipa de xadrez da altura (Núcleo de Xadrez da Marinha Grande / Sport Operário Marinhense), não hesitou e na frente de todos convidou-me a jogar pelo Sport Lisboa e Benfica.
Recusei, pensando na época, dar assim uma prova de fidelidade ao grupo onde estava inserido e que de alguma forma via como familia.

Este posição a mantive em várias ocasiões respeitando sempre a equipa pela qual estava inscrito, mesmo que o convite viesse, por exemplo, de elementos do Boavista F.C.

Mesmo depois, de anos antes me terem feito a "brincadeira" de me reduzirem em 400 pontos o elo que tinha num torneio interno que abandonei; depois de ter vencido duas partidas (Carlos Dias e Manuel Carvalho) e empatado uma (José Ribeiro); quebrei uma vez esta "regra" com um "regresso a casa" ao sair de 1º tabuleiro do A.C.R. Vale de Cambra, onde fui muitissimo bem tratado pelo Dr. Nogueira, para voltar a representar o Sport Operário Marinhense...

Essa foi a minha segunda tentativa de reconciliação e paguei-a cara.
Ainda assim...
Muito mais "barata" me ficou a primeira tentativa, a tal dos pontos elo perdidos.
De qualquer modo, não guardo ressentimento e desse veneno não beberei.

De Vasco Santos...
Muitas vezes, me recordo deste Homem, com o seu discurso directo, frontal e sem "papas na lingua".

Caro amigo Vasco Santos, dos seus conselhos não segui nenhum, mas, com a idade que hoje tenho, reconheço toda a razão das suas palavras e outra história estaria hoje aqui a contar, se deles tivesse feito mais caso.

Não, para já, mas, daqui a muitos anos, espero voltar a ter a possibilidade de jogar xadrez consigo em outra tranquila cavaqueira.

Até lá, fica a memória...



A RELIGION CALLED BENFICA
>>

1 comentário:

  1. Boa tarde. Sou o Jorge Silva, jornalista do Jornal A BOLA, e hoje apareceu aqui no jornal um treinador de futebol turco que me disse que tinha vindo a Portugal à procura de um jornalista chamado Vasco Santos, que o entrevistou em Instambul em 1977 ou 78 para o Mundo Desportivo e com quem manteve uma relação de proximidade durante alguns anos. Infelizmente, a confirmar-se que é o Vasco Santos de que fala neste post, não tenho boas notícias a dar ao senhor turco. Mas ele deixou-me algumas recordações para eu entregar ao Vasco Santos ou família, mal soubesse algo, uma vez que ele vai embora amanhã, dia 10 de Agosto. Ou seja, tem alguma maneira de me auxiliar a entrar em contacto com a família para lhe entregar as recordações que o treinador me deixou? Grato pela atenção

    Jorge Silva
    jsilva@abola.pt

    ResponderEliminar