11/10/08

ALGUMAS DICAS SOBRE TREINO DE JOVENS – SUB 08 E SUB10 – PARTE 1


Imagem de um jovem entusiasta na acção de treino que decorreu na Feira Medieval de Aljubarrota, em Agosto de 2008

Apresento algumas estratégias que aplico para o ensino de crianças desde os 5 anos aos 10.
Comecemos pelo zero ou seja alunos que não sabem mexer as peças.

1. Chego ao treino pergunto o nome a cada um deles.
Alguns alunos depois de dizerm o nome informam-me que já conhecem o jogo, mas não sabem mexer as peças.

2. Apresento o tabuleiro – Falando nas colunas linhas, diagonais e número de casas.
Para isto solicito, caso saibam, quanto é 8x8.
Aplicando os conceitos matemáticos chegamos à resposta 64 casas.
E metade de 64 é quanto ? - 32.
Assim, ficam a saber o número de casas brancas e pretas.

3. Depois pergunto se gostam de histórias.
A resposta é sim.
Então volto a questionar os miúdos
( estes treinos têm de ser muito interactivos ).
3.1. Os Reis e as Rainhas viviam aonde ?
Eles respondem Castelos.
3.2. E nos Castelos o que têm nas pontas ? – Resposta: Torres.
Assim colocamos as Torres nas casas iniciais – a1 e h1 no caso das brancas.
3.3. Qual era o transporte que havia nessa altura ? – Resposta Cavalos.
Então digo: - O estacionamento é ao pé das Torres.
Coloco os cavalos nas casas iniciais.
3.4. A igreja era representado por quem ? – Resposta: Bispos – coloco os Bispos nas casas iniciais depois de acrescentar que por os bispos descerem do cavalo ficam ao seu lado.
3.5. Os Reis e as Rainhas têm o trono aonde ? – Resposta : Casas centrais na primeira linha.
E depois digo que a Dama é muito envergonhada e por isso esconde-se.
assim, Dama Branca fica na casa Branca e Dama Preta em casa preta.
Po rsua vez, o Rei queria ser visto por todos assim tinha que ficar em casa contrária à sua cor.
3.6. Os peões tinham de guardar o Castelo por isso ficam à frente.

4. Depois desta história dou uma peça a cada miúdo para ele ir ao tabuleiro mural colocar a posição inicial.

5. Depois explico que cada casa tem um nome e explico as coordenadas.

6. Passo assim depois ao movimento das peças.

Na parte 2 irei dar mais umas dicas.
>>

2 comentários:

  1. Há uma expressão inglesa muito engraçada que se pode utilizar também. "The dress matches the shoes", salvo erro.

    Como as rainhas são muito vaidosas, o seu vestido condiz com o chão onde tem os sapatos, que é como quem diz, dama branca em casa branca e dama negra em casa negra.

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo
    Obrigado pelo comentário.É sempre bom a troca de experiências.

    ResponderEliminar