07/10/08

TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE XADREZ - O LIVRO


TËCNICAS E ESTRATÉGIAS DE XADREZ - O LIVRO

"Tecnicas e Estratégias de Xadrez", é o novo livro de xadrez dos Mestres Internacionais Sérgio Rocha e António Frois.

Uma edição do Plano de Xadrez do Barreiro que merece toda a nossa atenção.

Como me disse hoje o MI António Frois, o livro:
"Centraliza-se na nossa experiência pelo País real durante todos estes anos e por isso vai muito pelos finais e pela táctica e dá pouca importancia às aberturas."

Meus amigos, esta ideia é fundamental para a evolução no jogo de xadrez !
Ainda, à poucos dias em Portugal, o GM Sergey Tiviakov, vencedor do Memorial Pedro Parcerias, o tinha deixado claro em comentários que trocou com o meu velho amigo Fernando Pinho do 16x16.

"...e que o Bruzon e o Lenier Dominguez disseram em Lisboa quando tinham apenas 15 anos num dos festivais de lisboa." - O comentário de António Frois na nossa curta troca de impressões.

Para todos aqueles que ainda estão a dar os primeiros passos, fica o argumento daquele que vai ser considerado publicamente pela Federação Portuguesa de Xadrez como o Treinador do Ano 2008; o Mestre Internacional de Xadrez António Frois:
- È um livro que ensina o que as pessoas devem aprender após saberem movimentar as peças no caso de serem jogadores iniciados.

Sem dúvida, optimas razões para os clubes e organizadores de eventos pensarem em incluir esta obra nos prémios finais que são oferecidos aos xadrezistas mais jovens no final dos torneios distritais, escolares, etc.

Sinceramente, melhor que oferecer medalhas, medalhões, taças e taçinhas, porque não oferecer uma obra essencial para ajudar na formação xadrezistica nos nosso jovens ?

E não pensem que serão só os mais novos a tirar beneficios da leitura e estudo desta obra !

Estendo, a mesma opinião, à oferta da Revista Portuguesa de Xadrez, bem mais interessante que qualquer prémio glorificador simbólico.

Fica feito o desafio:

- Comprem as obras xadrezisticas dos autores portugueses !
A sua coragem e empenho merecem o nosso respeito e apoio.

Um abraço a todos e bons jogos !


>>

Sem comentários:

Enviar um comentário