Mas como quem o diz normalmente não é grande craque em rápidas, há sempre razões para duvidar...
No entanto como o xadrez é jogado por humanos, com um controle de tempo, é óbvio que este tem influência na qualidade do jogo.
O que se passa é que conforme a qualidade dos lances decresce, os factores “humanos” passam a ser mais importantes, e os erros, sendo muitas vezes retribuidos pelos adversários, nunca são decisivos (excepto o último...).
As aberturas e as suas armadilhas podem ser decisivas – não há tempo para as evitar. Quem é que já não ouviu a célebre frase – esta abertura é só para rápidas!
Factores dinâmicos como a iniciativa, o contra-jogo e as ameaças em geral, tornam-se mais importantes – o material baixa de valor.
Uma peça a mais é uma vantagem relativa...
O relógio, esse sim, é decisivo – até vi um livro que aconselhava, para situações em que ambos os adversários têm menos de 5 segundos, a jogar a peça mais próxima do relógio!
Esta teoria da importância da iniciativa em ritmos rápidos não é propriamente nova (é só ver grandes jogadores de rápidas e semi-rápidas, como o Anand e o Kasimdzhanov).
Para ilustração, eis uma rápida de 5 minutos, jogada na internet, contra um adversário desconhecido, mas com um elo (playchess) semelhante ao meu...
Alemão do Playchess - RFM [B50]
Partida "avulso" PlayChess.Com, 23.08.2008
1.e4 c5
2.Cf3 d6
3.c3 Cf6
4.Bc4 Bg4?
Caindo no barrete. Para vergonha minha já tinha caido neste barrete antes...
5.e5!?
Isto em rápidas é jogar a matar...
[5.Db3 ganha já um peão]
5...Cfd7?
Agora as coisas tornam-se mais graves...
[5...d5!]
6.Db3 e6
7.Dxb7
7...d5?
Afinal o que é uma torre - isto é uma rápida!
[7...Bxf3 8.gxf3 Cb6 seria aceitável - em lentas!]
8.Bb5! Be7
9.Dxa8 0-0
10.Dxa7 Bxf3
11.gxf3
Ambos os lados conseguiram o que queriam - as brancas têm vantagem material decisiva, mas as pretas ainda têm alguns trunfos - vantagem de desenvolvimento, e a estrutura arruinada dos peão brancos - agora vão conseguir a iniciativa
11...Cxe5
12.Be2 d4!
13.f4?
As brancas pensam que podem repelir as peças pretas e ganhar facilmente, mas não é assim tão simples
[13.d3! Convinha parar o peão "d"]
13...Cbc6
14.Da6 Dd5
15.Tf1?
Pronto, dois erros e a situação está invertida - e quem não estiver com atenção nem percebe o que se passou...
[15.Tg1! era o único lance! é preciso deixar a casa f1 para o rei 15...d3 16.fxe5 Cxe5 17.Rf1;
15.0-0? Cf3+ 16.Bxf3 Dxf3 17.h3 f5! 18.Rh2 d3! com ataque decisivo ao rei branco - enquanto as peças brancas observam impotentes]
15...d3!
16.fxe5 Cxe5?!
[16...c4! era o lance correcto, mas afinal isto é uma rápida!]
17.f4?
as brancas insistem no erro!
[17.Rd1 era a unica para sobreviver]
17...De4
está tudo acabado...
18.Tf2 Bh4!
19.fxe5 Dxe2#
0-1
Não tentem fazer isto em casa :-)
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