11/08/09

CAMPEONATO DE PORTUGAL DA 2ª DIVISÃO - FASE FINAL 2009




Caros Leitores,

Por certo repararam que eu deixei de aqui escrever de há uns tempos para cá, nomeadamente quando tinha ficado de dar noticias do Torneio de Mestres.

Tal facto não foi ocasional - a exposição de jogar um torneio a um nível a que não estava habituado, com as partidas a serem transmitidas em directo pela internet, fez me repensar um bocado as coisas.

E dado que tenho muito mais coisas para fazer, quer a nível profissional que a nível de Xadrez, achei que devia insistir noutros campos, dado que estes posts ainda dão algum trabalho.
Nomeadamente, o novo site do GX Alekhine, que ainda está em fase de desenvolvimento, apesar de já estar a publicar noticias, tem dado bastante trabalho.

Resumindo, não tenciono voltar a publicar neste fórum, mas de qualquer forma, e a título de despedida atrasada, cá vai um relato da Final da Segunda Divisão, vista por dentro, e com factos que não vão ser desvendados em mais nenhum sitio, em exclusivo para os leitores do Viriatovitch chess.

O apoio da estrutura do clube foi excelente e chegámos a Gaia frescos e com vontade de ganhar o campeonato, mesmo sabendo que o GX Porto tinha uma equipa ligeiramente mais forte que a nossa, e a vantagem de jogar em casa.

Na primeira sessão, pareceu-me que o Montemor-o-Velho, como equipa, estava algo desmotivado.
O empate rápido do primeiro tabuleiro (em que as brancas forçaram um perpétuo na abertura) não me pareceu de uma equipa com ambições.
Claro que o nosso primeiro tabuleiro, o Marinus Luyks é muito forte, mas o Jorge Cruz também já tem uma boa tarimba, e nos outros tabuleiros a diferença de nível era muito mais acentuada.
O resultado foi o previsível, apenas o Pedro Neves deu verdadeiramente luta (o que se esperava) mas mesmo assim não conseguiram pontuar mais.

Já no outro encontro, ninguém esperava que o Santoantonienense desse tanta luta ao GX Porto.
O António Silva esteve completamente perdido e demonstrou ter "artes do demo" para se conseguir safar, acabando o GX Porto por conseguir uma vitória tangencial.

Na segunda sessão, as coisas correram-nos muito bem.
A Ariana Pintor atrapalhou-se na abertura e ficou rapidamente numa situação sem esperanças, enquanto no último tabuleiro o jogo poderia parecer equilibrado, mas quem conhece as partidas do Paulo Cruz sabe que não era bem assim...
Logo dois empates estratégicos dos jogadores de Brancas no 1º e 3º tabuleiros e o encontro ficou decidido - a agonia dos outros foi lenta mas inexorável.

Para grande azar nosso o Santonienense conseguiu ganhar ao Montemor-o-Velho (com um volte-face incrível no 3º tabuleiro) e os jovens de Santo António do Barreiro passaram a depender apenas deles próprios para vencer o torneio.

Claro que no domingo de manhã entraram a matar.
Duas derrotas dolorosas e relativamente rápidas e passámos a ter que ganhar os dois jogos restantes para empatar o encontro.
No fim, o Ricardo Sousa revelou grande presença de espírito e, nos apuros de tempo, conseguiu empatar um final completamente perdido.

Felizmente, o Ricardo Pereira não teve a mesma sorte e acabámos por conseguir fazer um ponto e meio.
Graças à vitória do GX Porto sobre o Montemor-o-velho ficaram três equipas empatadas em primeiro lugar e o confronto directo (primeiro critério de desempate) foi um empate, pelo que se aplicou o terceiro critério - e nós ganhámos por pontos de tabuleiro!

2ª Divisão - Fase Final 2009 - Classificação final

Foi o coroar de uma época bem sucedida para o GX Alekhine, em que participaram muitos Alekhinistas, jogadores, dirigentes e sócios do clube, e também outros apoiantes, que nem sequer são sócios neste momento.

Para a próxima época tencionamos passar a uma nova fase - sigam o novo site do Alekhine para saber as novidades!

ADENDA: Partida decisiva - não foi perfeita, mas as partidas decisivas não costumam ser...






>>

1 comentário:

  1. Hola, Rui !
    Há um poema espanhol que reza assim ",,,cuando el adiós es necesario para el crecimiento de los dos, hay que hacerlo con heroismo hasta el final..."
    Foi o que tu fizeste !
    Meu velho, somos amigos desde os meus 15 anos.
    Serás, por mim, considerado amigo para sempre.
    Boa sorte para os teus projectos, velho companheiro da obsessão pelo xadrez.
    Forte abraço !

    ResponderEliminar