05/08/09

TRÊS PASSOS PARA A GLÓRIA


CHESS - World Mind Game

Segundo Rowson o xadrez não é só um jogo, é uma zona da existência onde podemos lutar pela glória.
Aí podemos viver as nossas histórias de uma forma mais dramática e desempenhar um papel mais pleno e satisfatório do que na vida para além das 64 casas.


As posições que vou apresentar em seguida, são de jogos que eu fiz recentemente nos quais estive à beira da glória.
São exemplos das situações em que após o jogo descubro que tive oportunidades para brilhar e que as deixei escapar.
Em qualquer um dos casos criei, com algum esforço posições bem promissoras que sugerem um golpe decisivo.
No entanto, estes são três passos para o sucesso que ficaram por dar.
Quando vi no Fritz o que tinha perdido fiquei naturalmente revoltado por desperdiçar estas oportunidades tendo muitas vezes gritado e esmurrado paredes.
É claro que pensei “como seria bom ter visto esta maravilha no jogo”.
Mas, por outro lado, o facto de criar estas posições (ou de as ter criado com os adversários) motiva-me aprender mais.
Agora veja com os olhos da mente aquilo que eu só vi no ecrã do computador.


1º Passo : Jogam as brancas e esmagam!


Rudolfo Bento – José Palma Fernandes 18/05/2009



As brancas foram acumulando pequenas vantagens deixando as pretas numa situação muito delicada.
O último lance 29…Bc6 deu-me a oportunidade de lançar um ataque demolidor e imparável.



2º Passo : Jogam as pretas e ficam com vantagem decisiva





John Simões – Rudolfo Bento 25/05/2009


Nesta altura do jogo olhava para as minhas peças com orgulho.
Que torres bem colocadas, que bispos activos…
No entanto, a partir daqui o meu jogo trapalhão borrou toda esta pintura ou seja borrou este diagrama todo!


Rudolfo Bento – Rodolfo Martins 06/06/2009


Esta posição surgiu após um bom sacrifício de qualidade, que não só travou o ataque das pretas como permitiu chegar a um ponto em que as brancas lançando um espantoso contra-ataque estão completamente ganhas.
Para decifrar este enigma e saber o que está para além do óbvio é preciso calcular e fazer algum esforço.
Mas vale bem a pena. Se eu tivesse visto esta combinação durante o jogo, o meu ego ia crescer de tal maneira que teria dificuldades em sair pela porta da sala para me ir embora!



>>

Sem comentários:

Enviar um comentário