06/11/09

RESPOSTA DE FERNANDO CASTRO AO POST "ATRAIÇOADO AOS 15 ANOS - JORGE FERREIRA, MESTRE FIDE ADIADO"


Jorge Ferreira - II Open Internacional Beja Cidade da Pax

"Fernando Castro disse...

Informo que o Torneio de Beja foi enviado ontem, dia 5, para a Fide, pois só ontem o organizador informou ter pago a taxa.

Quanto ao Torneio de S. João da Madeira, não sei do que falam, pois esse torneio nem sequer foi registado, nem nunca foi enviado qualquer relatório por ninguém para efeitos de Elo Fide.

Porque muitas vezes se diz coisas que não se conhecem em pormenor, julgo importante deixar este esclarecimento
.

De qualquer forma todas as informações sobre homologações de torneios na Fide, encontram-se disponíveis em www.fide.com, para consulta de todos os interessados, nomeadamente dos jogadores.

Fernando Castro
Comissão de Qualificação"


EDITORIAL - RESPOSTA:

Caro, Fernando Castro:
- O post anterior pretendia apontar um facto ocorrido;
o não pagamento atempadamente das taxas de homologação de forma ao Internacional de Beja ser contabilizado para elo FIDE na lista de Novembro de 2009.
Por dúvidas, passo a questão do Open de São João da Madeira para um novo artigo.
No blogue de xadrez Viriatovitch Chess não existe "Não sei do que falam".
Desde a sua criação este é um blogue pessoal da minha autoria e quando surge algum post de um editor convidado, o mesmo é escrito e assinado pelo próprio.
Quero dizer com isto, que não há um NÓS, mas sim, um EU.


No seguimento do seu esclarecimento, confirmo;
Ao que parece fui mesmo mal informado.
Fui mal informado pelo regulamento do torneio !


Esse Regulamento pode ser visto AQUI


ou entrando no sitio Xadrez64


E se isto não regula a competição, então o que regula ?!
Suponho, por isto, que os participantes na prova, também foram "mal informados" quando se inscreveram no Open Internacional de São João da Madeira 2009 !


Pergunto, se souber / puder me responder, se por um acaso, não existe aqui alguma questão relacionada com dinheiros que a FPX deve ao AEJ ?

O direito de resposta é seu.

E se o senhor e outros dirigentes estiverem disponiveis para o efeito tenho outras questões que gostaria de colocar no futuro, limando assim arestas de "Má informação".

Cumprimentos a si e ao seu filho Francisco Castro, Presidente da Associação Xadrez de Aveiro.


António Viriato Ferreira



>>

1 comentário:

  1. Caro Sr. António Viriato Ferreira,

    Agradeço a publicação do meu comentário, pois assim se terá esclarecido um pouco mais a situação.

    Uma vez que me coloca outras questões, para mim totalmente novas, e porque a falta de resposta às mesmas poderia permitir interpretações que seriam incorrectas, informo:

    - a Comissão de Qualificação (CQ)só tem conhecimento dos regulamentos das provas que lhe são submetidas. Como tal não sucedeu com esta prova, não tive conhecimento dela, nem do seu regulamento;
    - de resto, a pouca atenção que tenho podido dar às competições de xadrez nos últimos tempos, nem sequer me permitiu ter conhecimento de que esta prova se iria realizar;
    - a CQ só envia para a Fide os torneios que lhe são submetidos voluntariamente pelos organizadores (FPX, incluída). Não é nenhuma ASAE do xadrez que anda a basculhar os clubes para detectar torneios que devam contar para o ELO Fide;
    - a CQ respeita as instruções da FPX de aguardar por confirmação de pagamento das taxas de envio, antes de enviar o relatório. O que, por vezes, como no caso do T. de Beja, provoca atrasos, que não são minimamente da responsabilidade da CQ;
    - quanto à questão dos "dinheiros em dívida", terá de perguntar ao clube que alude, ou à FPX, ou a quem quiser. Nada sei a esse respeito. Como já disse, nem tempo tenho para acompanhar as tricas do xadrez actual, bem deprimentes, de resto, ao que me parece.
    - quanto ao plural "nao sei do que falam", assumo que desconhecia que o blog é só da sua responsabilidade. Ignorância minha. Pelo que lhe peço desculpa pelo lapso.

    Por fim informo, para seu esclarecimento, e para que não restem dúvidas na comunidade xadrezística, que não exerço actualmente nenhum cargo dirigente nem na FPX, nem em qualquer associação distrital. O último cargo que ocupei, foi o de Presidente da AG da FPX, cargo que deixei em 27 de Junho, por força da entrada em vigor dos novos estatutos.

    Presidi recentemente à comissão eleitoral (que não é um cargo directivo), por ser o presidente da mesa da AG cessante, tendo a incumbência estatutária de lançar o processo eleitoral, e por os restantes membros da CE me terem eleito. Terminarei essas funções no próximo domingo, com a tomada de posse dos novos delegados à AG.

    Se nalgum site encontrar menção de que exerço funções directivas em qualquer estrutura organizativa do xadrez nacional, informo-o de que tal é totalmente falso.

    No que toca à CQ, assumi as suas funções em Outubro de 2004, por indicação da Comissão Administrativa nomeada na altura. As sucessivas direcções da FPX, desde então, têm-me pedido para continuar no cargo (que também não é directivo). Numa primeira fase mantive em funcionamento o ELO FPX e o envio de provas para a Fide. Mais tarde, lancei o ELO de semi-rápidas. Em 2007 informei a FPX de que não tinha mais disponibilidade para manter os ELOs da FPX, tendo deixado de os calcular em 2008, com a indicação de que alguém retomaria os trabalhos. O que, infelizmente, só viria a acontecer já em 2009. No que toca ao ELO Fide, e apesar de já há cerca de 2 anos manifestar vontade de ser substituído, tal ainda não aconteceu. Pelo que me tenho mantido, a meu custo, como rating officer na Fide. Situação que, contudo, só manterei até Janeiro de 2010, por motivos que se pretendem com a minha disponibilidade, mas também com a menor motivação para o fazer, derivado do desgosto com que vejo o estado actual do xadrez em Portugal.

    Pessoalmente, só tenho a lamentar que o Jorge Viterbo Ferreira, jovem cuja carreira tenho tido oportunidade de acompanhar e muito admiro, acabe por ser vítima de uma situação deste tipo, que seguramente não merece. Já tive oportunidade de manifestar o meu sentimento ao Director do Clube a que pertence, Vitorino Ferreira, pessoa por quem tenho grande estima e admiração pelo muito que tem feito pelo Xadrez em Portugal.

    Estou convicto de que o Jorge Ferreira ultrapassará com grande sucesso este revés, pois a qualidade no tabuleiro não lhe falta.

    Quanto ao seu site, Sr. Viriato Ferreira, os meus parabéns. Que continue o bom trabalho.

    ResponderEliminar