08/11/08

ENTREVISTA DE MN JOSÉ PADEIRO (MOTO CLUBE PORTO)



José Padeiro

Entrevistei o vencedor da décima sexta edição do Torneio Internacional Externato Cooperativo da Benedita, o MN José Padeiro.


1.Padeiro ganhaste a décima sexta edição do Torneio Internacional de Xadrez Externato Cooperativo da Benedita. O que achaste deste Torneio?

O torneio estava bem organizado, não houve excessivo barulho que algo muito importante e que as pessoas valorizam pouco. Além disso o intervalo entre sessões foi curto o que tornou o torneio ainda mais agradável de jogar. Relativamente ao torneio apesar de não ter nenhum primeiro plano do xadrez nacional, tinha alguns jogadores da 2ª linha o que o tornou muito competitivo.

2- O que podes dizer a estes jovens que estiveram aqui a jogar?

Em Portugal não é fácil ser bom jogador, é preciso que haja uma coincidência de alguns factores. No entanto, quem realmente quiser ser bom jogador tem que se alhear disso, e pensar exclusivamente nas 64 casas e como melhorar o desempenho dentro delas.

3 - O que pensas do trabalho realizado aqui na Benedita?


Não conheço em extensão o trabalho efectuado na Benedita, no entanto tenho reparado que despontam alguns valores do xadrez jovem nacional. Para poder aumentar o retorno desse investimento efectuado nos jovens é necessário jogar muitos torneios de preferência contra adversários distintos.

4 - Explica a estes jovens como é o teu treino pessoal.

Neste momento não tenho investido muito no meu treino pessoal. O que posso recomendar aos jovens que estiverem empenhados é que invistam principalmente na parte táctica e na análise de partidas em profundidade , quer as suas, quer de jogadores mais fortes. Se o empenho em evoluir for realmente muito, então sugiro a contratação de um treinador. E melhor investir e saber o resultado do que nunca tentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário