Perigo ! Putas à solta !
De 26 a 30 de Setembro o blogue de xadrez "Viriatovitch Chess" bateu minimos históricos de visitas desde a sua criação.
Durante os últimos 5 dias não chegou a ter sequer 50 visitas diárias, quando a sua média normal ultrupassa as 150.
Estou, neste momento, a disputar o Campeonato Nacional Absoluto de Andorra e a minha
disponibilidade nas próximas semanas para editar será muito baixa.
Tenho alguns editores que poderiam ter ajudado um pouco mais para manter a dinamica do blogue.
Editores que pelos vistos não têm motivação ou tempo para postar aqui.
Pouco a pouco irei eliminando as suas fotos do blogue e na persistencia na não publicação, retirarei as suas passes de editores neste espaço como já fiz com outros no passado.
A honrosa excepção nesta estória, vai para o Rui Marques, do Grupo de Xadrez Alekhine, que durante o tempo que aceitou ser editor convidado soube "vestir a camisola".
E no dia em que não quis mais também soube informar disso mesmo e saiu pela porta grande.
O MF António Vitor e o MI Sérgio Rocha, não estão incluidos nesta critica por desde o primeiro momento terem anunciado que a sua colaboração seria ocasional.
Em relação às visitas...
Escrevo este post para fazer o convite para não voltarem mais aqui !
Tão simples como isto.
É que a maioria dos que aparecem não são bem-vindos !
O Viriatovitch Chess existirá no futuro para alguns amigos e conhecidos, sendo sempre bem-vindos os amantes puros do xadrez.
Ou seja, quase ninguém !!
Como sei que disto à pouco ?
Por a maioria dos leitores não perceber nada de xadrez, serem mentalmente cinzentos e de leituras cor de rosa.
Somente se dão ao trabalho de lerem em diagonal, nunca tendo tentado ver ou perceber uma só das centenas de análises que aqui foram publicadas.
Para mais e não é de agora, tenho intenção de transformar este blogue num forum privado onde só os utilizadores autorizados por mim possam aqui aceder.
Essa é a defesa que terei para puder trocar ideias com alguns conhecidos e publicar análises que só não sairam ainda por eu não querer dar "perólas a porcos".
Repito, não voltem !
Quero escrever no futuro que o único visitante do dia fui eu mais um ou outro camarada que tenha algo a trocar comigo sobre o que se passa no xadrez "dentro das 4 linhas".
O Viriatovitch Chess, surgiu como uma forma de eu me manter ligado ao xadrez e de nele puder evoluir mesmo não jogando regularmente de competição.
Melhor dizendo; não jogava ! Estive anos afastado da competição, mas essa situação foi ultrapassada.
Actualmente, no máximo de 2 em 2 meses tenho procurado participar num torneio de clássicas (Salou, em Maio, Internacional de Andorra, em Julho e agora o Nacional Absoluto de Andorra, em Escaldes-Engordany).
Espero que a próxima vez que leiam que estou a jogar xadrez seja um torneio na Rússia ou em Benidorm.
"Meus amigos", o Viriatovitch Chess continuará como sempre foi;
uma ferramenta de estudo e de trabalho no Mundo das 64 casas bi-colores.
No dia em que este projecto estiver terminado, é porque foram atingidas as metas pessoais pensadas e planeadas.
Despeço-me por agora, não querendo deixar de deixar saudações muito especiais para os aficionados do xadrez no Brasil que representaram desde o inicio do blogue, mais de 60 % do total de visitantes.
Habituei-me a ver como normal dias em que só do Brasil me chegavam mais de 200 entradas no blogue e de Portugal 20 ou 30...
Em relação a Portugal...
Tenho muito para dizer, mas já nem vale a pena.
Não é objectivo deste post escrever sobre o "Gang do Xadrez".
Apenas, informo que o meu elo FIDE está a ser transferido para Andorra e que no futuro jogarei representando o Principado de Andorra em todas as competições.
Um abraço aos amigos e aos outros já escrevi o que têm de fazer...
Calma , Amigo Viriato!
ResponderEliminarQueixa-se por menos de 50 visitas diárias? O meu Xadrez Memória por vezes nem 10!! Depois repare, só 180 visitas ao meu perfil desde que criei o blogue. Depois, apesar do Sppragett e Xadrezistas brasileiros tão bem dele falarem, a "malta" portuguesa está-se a ca...!
Porquê, caro Viriato? Olhe quando nos tempos áureos da Luso Xadrez eu me desunhava em escrever artigos sobre grandes jogadores, análises de partidas, um colega no meu clube disse-me uma coisa que me deixou a pensar: "Arlindo, A Luso Xadrez está uma porcaria, não tem, piada nenhuma, porque não há "merda", confusão!
Deixou-me a pensar duas coisas:
A- O fraco amor ao xadrez que uma enorme quantidade de jogadores portugueses têm.
B- A incultura xadrezista de imensos, tanta que até dói! Portugal está carregado de ANALFAXADREZISTAS, em vários domínios, muitos deles jogadores, sejam ou não "fidados" ou titulados.
C- Essa analfaxadrezice associada a uma arrogância da própria ignorância,é dos dos factores entre outros do estado do xadrez português e do próprio grau de desenvolvimento xadrezista português! É-se "asno" do xadrez e ainda por cima tem-se gosto em sê-lo e pior, em alardeá-lo!
Portanto Viriato queixa-se? Quantas impressões e verificações no tabuleiro de algumas grandes partidas que aqui colocou? Quantos imprimiram "Muñoz-Fisher" de um dos meus artigos? Quantos imprimiram e guardaram o extraordinário artigo do Sppragett sobre Geller, que o GM canadiano publicou no seu blogue?
Percebe agora porque nada vive xadrezisticamente falando na boa vontade do xadrez português, sejam óptimos blogues, Revistas, portais, ou afins?
Não, eu não tornarei o meu blogue privado, até porque sou mais apreciado no Brasil do que aqui! Porque por baixo do meu logo no Xadrez Memória está " Xadrez de memórias, histórias e (es)tórias, de canteiro, de sussurro, de muito poucos..." e porque na introdução ao mesmo no primeiro post já sabia ao que vinha : "Se vou ser lido, se este vai ser um blogue de referência, se...se... também muito pouco preocupado. Com o escrevi no meu site de alojamento fotográfico “Agora no suave declive, só um caminho essencial...depuração das coisas! Atento aos louvores, porque...algo não está bem contigo!"
Caro Viriato, o seu blogue é do melhor que se vai fazendo na blogosfera xadrezista. Faça o favor continue, porque por vezes os verdadeiros amantes do xadrez não desaparecem, mas sim adormecem por afazeres vários, embora saiba, que quem tem um blogue como o seu, "chora baba e ranho" para o manter e escrever nele, embora o pessoal do xadrez ache que isto de escrever sobre xadrez é do estilo de enfiar umas "cervejolas", ou ir ali e já venho, por isso "cag...", ou acham-nos piada!
Quer ter muitos visitantes?
Insulte, trate mal, seja "porco-ordinário", mande umas graçolas, lance suspeitas, ponha "gajas nuas" . CLaro que sei que o Viriato nunca o irá fazer,e se já o fez, fê-lo contextualizado, como agora com a foto e os termos que são catarse da raiva que lhe vai na alma! Também já tive vontade, mas... "com glórias vãs já não me iludo" e conheço muito bem certo "xadrezinino" nacional, para isso me incomodar!
SUPERIORIDADE, Viriato, SUPERIORIDADE! Pairar um bocadinho acima do merdelim escaquístico que nos rodeia. Só isso!
Um abraço forte e solidário!
Ah! E não sei se sou "porco", mas gostei bastante de algumas das pérolas que foi deixando por aqui!
Se fechar o blogue, não me inscreverei, porque odeio plataformas fechadas ( tenho como docente que aturar essa aberração "Moodle") causam-me claustrofobia! Sou mais a favor da higienização dos blogues, com bons "detergentes" democráticos!
Cada um tem o blogue que merece, e muitos xadrezistas portugueses não merecem blogues que têm!
Como tudo na vida, há quem entre "Glenmorange" e Highland Clen" prefira a "surrapa" etílica e martelada!
Arlindo Vieira
Xadrez Memória
Caro Amigo Viriato, sou um assíduo acompanhante do blogue, nos últimos tempo menos, principalmente pelo por o blogue estar um pouco pesado, e o computador de onde acedo não tem muita memória e demora cerca de 3 minutos a abrir a tua página.
ResponderEliminarMas gostava de dar o meu contributo como observador da modalidade, a verdade é que na minha perspectiva o xadrez está em perda em termo de praticantes não só em Portugal mas também em Espanha (as realidades que conheço), em Portugal isto nota-se mais pois somos menos.
Existe uma modalidade em claro crescimento que tira praticantes ao xadrez, que é o Poker, com uma forte publicidade em todos os meios de comunicação por parte dos casinos online. É uma conjectura que se está a observar e que na minha opinião pode colocar o xadrez para o poker, como as damas estão para o xadrez em termos de torneios de competição. O xadrez escolar em contrapartida parece-me em crescimento e com forte potencial.
Resumindo o xadrez está com boa implementação até ao 18 anos e em perda a partir dos 18 para a frente, mais ao menos a partir do momento da entrada na universidade.
Abraço Viriato, a malta é teimosa e não desiste mesmo a levar pedradas na cabeça.
António Vítor
Hola, Vitor !
ResponderEliminarVou colocar apenas 6 posts na página principal de abertura, de forma ao blogue abrir mais rápidamente.
Agradeço o comentário e volta sempre.
Não te esqueças que ainda és editor do Viriatovitch Chess e que poderás sempre publicar o que quiseres e quando quiseres.
Forte abraço !