18/10/08

FERNANDO CASTRO RESPONDE A FERNANDO CARAPAU


XADREZ EM BRAGA

De: Associação Xadrez de Braga
Enviada: sábado, 18 de outubro de 2008 15:40:49
Para: Fernando Carapau

"Caro Dr.Fernando Carapau,

Constato que persiste em utilizar este meio para, de forma maliciosa e abusiva, lançar a confusão junto das Associações Distritiais de Xadrez e de outros membros da comunidade xadrezística.
Registo, por isso, apesar do meu pedido anterior, a sua indisponibilidade para reflectir maduramente sobre os assuntos antes de emitir opinião precipitada sobre os mesmos.
De facto, uma vez mais fala sem saber do que fala e, em consequência, acaba por apresentar suspeitas totalmente infundadas.
De facto, o Open Javier Carpintero de 2006 terminou a 29/10/2006 (http://ratings.fide.com/rtdarca.phtml?event=5715&codt=23).
Foi, por isso, contabilizado para a lista de Janeiro da FPX e para o cálculo das performances nessa mesma lista, como se impunha.
Ora, segundo os critérios atempadamente divulgados pela Direcção da FPX
(ver em www.fpx.pt)
as listas que contam são as 6 últimas, ou seja, no caso da selecção anunciada em Julho para as Olimpíadas, as listas FPX que contaram foram as de Abril 2007, Julho 2007, Outubro 2007, Janeiro 2008, Abril 2008 e Julho 2008
(neste último caso só contou a lista FIDE, porque a FPX não publicou a lista nacional).
Pelo que é evidente que o referido torneio não podia já contar.
A contabilização deste torneio para ELO FIDE só foi, contudo, registada na lista FIDE de Abril 2007, porque a Direcção da FPX só enviou à Comissão de Qualificação esta prova, no dia 24 de Dezembro de 2006, pelo que a FIDE já não a considerou para a lista de Janeiro
(só aceitando a prova, na abertura da nova lista, já a 10 de Janeiro de 2007).
Não sei de quem foi a culpa deste lapso:
se do árbitro da prova, se da organização da mesma, se da Direcção da FPX na altura. Nem me interessa agora saber, até porque presumo que não terá sido um erro intencional, muito menos a pensar ser utilizado por alguém quase 2 anos depois.
O que sei é que não foi culpa da Comissão de Qualificação, que apesar do envio tardio, ainda contabilizou, como deveria fazer, esta prova na lista FPX de Janeiro de 2007.
Também não foi certamente culpa da actual Direcção, que ainda não se encontrava em funções naquela altura.
De qualquer forma, constata-se, pelo cálculos, que, mesmo que esse torneio tivesse contado para as performances de Julho de 2008, absolutamente nada teria alterado no ordenamento dos principais jogadores, em nada alterando, por isso, a composição da selecção nacional anunciada pelo seleccionador.
O motivo de não convocação de AG já foi apresentado aos sócios da FPX.
Pode consultá-lo em http://aladerei.e-xadrez.com/ com data de 17 de Outubro onde, apesar de não autorizada pela Mesa da AG, a minha mensagem de email acabou por ser tornada pública.

Cumprimentos, Fernando Castro
Comissão de Qualificação/ Mesa da AG"
>>

Sem comentários:

Enviar um comentário