18/10/08

A RESPOSTA DE CARLOS PEREIRA DOS SANTOS A ARLINDO VIEIRA E A ANTÓNIO FERNANDES


FOTO DE ARLINDO VIEIRA

COMENTÁRIO, DE ARLINDO VIEIRA PARA ANTÓNIO FERNANDES, ANTERIORMENTE PUBLICADO NO VIRIATOVITCH CHESS


O comentário foi lido pelo GM António Fernandes e também pelo MI Carlos Pereira dos Santos.

"Não sei se me vais ler, mas...
Agora esclarecido, depois de te ler lido António. Gostar, gostei da última parte, mas faz um favor a ti próprio e ao xadrez português: cumpre o que escreveste!
Sabes o meu Clube foi acusado uma vez de ter feito cair uma Direcção da FPX, o que não pode deixar de me provocar sorrisos e ainda hoje me penalizo, espinha cravada na garganta de não termos ido além, o que significa judicialmente, em determinado problema, em determinadas decisões, em actas escritas, na forma como decorreram certas Assembleias Gerais. As noites que passamos em discussão com aval jurídico, se iríamos ou não processar a Direcção da FPX. Decidimos que para bem do xadrez, para a não possível perda de utilidade pública, deixar estar, passar. Erro!
Chega de impunidade no Xadrez Português!

Agora outra questão, António:
Fazes ou não fazes parte de um órgão com direito de voto na FPX, chamado Associação Portuguesa de Mestres de Xadrez?
Se sim, qual a posição desta?
Onde publicamente a sua posição ?
Que órgão é este?
Que actividade tem, como defende os seus membros?


Ainda outra questão: se resolvida a bem a tua questão:

ficas satisfeito?

Achas que o Xadrez Português explodirá para o progresso?
Haverá ou não haverá posição/obrigação de uma tomada de uma posição ética, estética e propulsora de futuro do xadrez nacional dos únicos GRANDES MESTRES deste pobre xadrez nacional?
Abraço do Arlindo Vieira"



Caro, Arlindo Vieira, eis a resposta de Carlos Pereira Dos Santos:




A.P.M.X. - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE MESTRES DE XADREZ

" A meu ver, a APMX, e respondendo de forma objectiva, deveria cumprir 3 papéis:


- Defender os mestres junto da comunidade xadrezística, quer expressando posições suas (maioritárias, minoritárias ou individuais)

e defender a posição maioritária dos mestres através dos seus votos em AG,

participar em regulamentação e coisas afins sempre que os assuntos forem da sua esfera;


- Ter uma boa página web sempre actualizada e com conteúdos para toda a comunidade;


- Procurar fundos e patrocínios para participar também activamente em questões organizativas e apoios a mestres.


Quando me candidatei, pensei que com organização talvez conseguisse cobrir os dois primeiros pontos, o que já era muito bom!


Actualmente, confesso que o segundo ponto caiu.

Devido à minha actividade profissional, trabalhando isoladamente não consigo dar resposta à actualização da página.

É claro que estou sempre aberto a sugestões.


Relembro que nos primeiros tempos após a minha eleição, tentei criar um clima de colaboração entre os mestres para conseguir dar resposta.

Não é fácil....


Quanto ao primeiro ponto, estou satisfeito com o que temos feito.

Já participámos em alguns debates que nos dizem respeito.

É a mais absoluta verdade que tenho conseguido que os mestres opinem sobre muitos assuntos. Através da nossa mailing list tenho conseguido recolher opiniões de forma a conseguir que a APMX tome posições nas AG de acordo com uma opinião maioritária entre os mestres.

Neste momento estamos numa fase dessas.


É necessário ter uma posição sobre o processo que se está a desenrolar sobre as selecções. Temos uma fase de debate e recolha, seguido de uma fase de resumo e finalmente a elaboração de uma posição oficial.


Tenho orgulho de fazermos as coisas assim, ou seja, de pensar bem sobre os comunicados que fazemos recolhendo informação, falando, não pensando através de uma cabeça só e de forma imediatista.

Resumindo, penso estar a conseguir dar uma resposta razoável ao ponto 1.


Infelizmente, só isso tem sido possível, pelo que se aparecer alguém que queira avançar, com ideias para atacar melhor os assuntos, terá obviamente todo o meu apoio.


Dentro de dias teremos a nossa posição escrita, que seguirá em comunicado para a FPX e presidentes das Associações.

Também será colocada pública online.

Essa posição está a ser estudada já há muitos dias.


Abraço, Carlos Santos"




DRESDEN - ALEMANHA
>>

Sem comentários:

Enviar um comentário